A AMAGÁVEA enviou, na última quarta-feira (27/09/23), uma carta endereçada ao Prefeito Eduardo Paes, com cópia para a Subprefeitura do Rio e para a CET Rio. O assunto é a urgência de providências sobre o trânsito cada vez mais caótico da Rua Marquês de São Vicente e suas consequências no funcionamento da Gávea e no bem-estar de seus moradores.
- O Prefeito Eduardo Paes respondeu prontamente, via Whatsapp, prometendo realizar de imediato uma reunião com a direção da CET Rio. Agora, vamos aguardar um pouco antes de nova medida.
- Leia abaixo a carta na íntegra e, se está de acordo, assine seu nome no post sobre esse assunto no feed do Instagram ou do Facebook da AMAGÁVEA.
- Se preferir, você também pode nos enviar um email com o ASSUNTO: Gávea urgente! Eu assino embaixo.
CARTA AMAGÁVEA PARA PREFEITURA RIO
Rio, 27 setembro de 2023
Exmo. Sr. Eduardo Paes
Prefeito do Rio de Janeiro
Ao longo dos últimos anos, a Gávea vem perdendo suas tradicionais características de bairro tranquilo, bucólico e seguro em função da evolução das áreas urbanas. Sabemos que esse é um movimento inevitável em uma metrópole como o Rio de Janeiro, mas infelizmente isso está ocorrendo sem preservar o perfil do bairro e garantir o bem-estar dos seus moradores.
Assim sendo, gostaríamos, através desta, de mais uma vez chamar a atenção para o transito caótico da R. Marques de São Vicente; uma rua continuamente engarrafada, provocando barulho excessivo, stress, poluição e desconforto para os moradores. Chegamos ao atual cenário, por alguns fatores já conhecidos:
- O crescimento significativo das instalações da Clínica São Vicente – atual Rede D’or.
- A abertura da alça do Viaduto Graça Couto.
- A circulação intensa de moradores de outros bairros pelas escolas e pela PUC Rio.
- A falta de transporte coletivo adequado (Metrô) e a cultura de uso de carro.
E em breve, as consequências naturais de novos empreendimentos irão aumentar ainda mais o caos atual:
- O novo empreendimento (em construção) do Parque Sustentável Ivo Pitanguy
- A anunciada instalação do Supermercado Mundial na Bartolomeu Mitre, área da Subprefeitura
- A anunciada ocupação do Colégio PH na área do Jockey Club
- O anunciado empreendimento na Rua Marques de São Vicente (terreno ex-Carvalho Hosken)
- Novos prédios em construção no bairro (como exemplo, o da Rua General Rabello)
Há anos, a AMAGÁVEA, como representante dos moradores do bairro, vem buscando junto aos técnicos da CET Rio, alternativas viáveis para melhoria do trânsito e consequente resgate da qualidade de vida da Gávea. Mas, na prática, nada avançou nessa direção.
A implantação de uma rotatória, no entroncamento da Marques de São Vicente com a Vice-Governador Rubens, se revelou uma solução possível. Estamos acompanhando os tramites, mas a Gávea precisa de urgência e de prazos compatíveis com as previstas consequências das novas interferências no bairro.
Por tudo isso, Sr. Prefeito, vimos respeitosamente solicitar prioridade máxima em ações da Prefeitura que acompanhem as demandas do crescimento do bairro. Pedimos ainda, o critério responsável de que cada novo empreendimento aprovado pela Prefeitura venha acompanhado de Estudo prévio do impacto de vizinhança (EIV); além do compromisso de seus investidores de oferecer soluções para os previsíveis transtornos na área.
Por fim, reivindicamos uma reunião extraordinária entre o Sr. Prefeito, em conjunto com a SubPrefeitura, a CET Rio e a AMAGÁVEA, para atualização e esclarecimentos sobre o futuro imediato do bairro da Gávea.
Atenciosamente,
Diretoria AMAGÁVEA e AMALGA
Associação dos Moradores e Amigos da Gávea e Associação dos Moradores do Alto Gávea