20º Concerto de Música Clássica no Planetário

Sábado, 16 de novembro às 15:30 horas

Amigas e Amigos da Música de Concerto,

É com grande prazer que vimos convidá-los para o décimo primeiro concerto do ano, o 20º da Série Música Clássica nas Estrelas, no sábado 16 de novembro, às 15:30 (ATENÇÃO: este é o novo horário padrão), no Auditório do Planetário (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, fone 2274-0046), que, após a reforma do seu piso atapetado oferece ainda mais conforto e qualidade sonora para levar-lhes um programa de elevado entretenimento cultural.

Este Concerto – em vez da tradicional exibição de vídeos com contextualização das obras, compositores e intérpretes- apresentará excepcionalmente música ao vivo com o Quinteto Brasileiro de Metais, executando um programa variado de música renascentista e barroca (incluindo madrigais elisabetanos de Thomas Morley e o Fugato da Missa de Réquiem do Padre José Maurício Nunes Garcia), a par de arranjos concertantes para clássicos da música popular brasileira (incluindo composições de Nazareth, Pixinguinha, Ary Barroso e Tom Jobim). O Quinteto é atualmente integrado por Paulo Mendonça e Luciene Portella (trompetes/OSTM), Francisco Soares (trompa/OSTM), Sérgio de Jesus (trombone/OSN-UFF) e Carlos Vega (tuba/OSN-UFF), que farão ao início do concerto uma apresentação dos seus instrumentos, destacando origens históricas, sonoridades, recursos, e uso nas músicas de concerto e popular.

Não adquira ingresso na Bilheteria; entre diretamente no prédio e proceda à entrada do Auditório, no 2º piso (a Recepção estará à disposição para orientar os que não conhecem o Planetário), onde estaremos, pelo menos meia hora antes do Concerto, organizando a lista de entrada e recebendo as contribuições, que, muito agradeceríamos, fossem, se possível, de $15 por pessoa, tendo em conta os atuais custos de produção e ausência de patrocínio financeiro. Vamos sortear entre os presentes um DVD de qualidade, associado aos nossos VCs anteriores. Estamos às ordens para fazer uma reserva em seu nome: por favor, mande um EM para ndefranco@uol.com.br (assunto: VC de 16.11 no Planetário) ou se comunique com Nelson de Franco nos fones 2274-9972 ou 9676-3040. Se V.,  por acaso, esquecer de fazer a reserva, não deixe de comparecer por essa razão, pois o Auditório com suas 100 cadeiras tem capacidade suficiente para acomodar a costumeira plateia dos VCs.

O Planetário, além de ser servido por farto transporte público, oferece estacionamento amplo e Sua presença é sumamente importante para que possamos fazer este projeto autossustentável.

Um ótimo Concerto é o que lhes deseja a direção do Planetário do Rio de Janeiro, a AMAGÁVEA, a AMAJB e a AAJB, através de seu Conselheiro Nelson de Franco.

PS. O concerto final do ano está programado para o dia 14 de dezembro, sábado, às 15:30 horas; oportunamente enviaremos os convites com o programa.