Verão sem Sujeira

Prezados moradores,

É muito interessante a iniciativa “Verão sem Sujeira” que o ator e cantor Evandro Mesquita, participando da campanha “Praia Limpa”, clama através das redes sociais sobre a importância de recolher o lixo na saída da praia. Entretanto, porque a mesma só existe durante o verão??? Isso me faz  lembrar a propaganda para o uso do preservativo que só é vinculado no Carnaval, como se no resto do ano, as doenças Venéreas, Aids, Goneréria, etc, não existissem!!!

O Programa “Lixo Zero”, com um efetivo pequeno, atua em sua maioria nos bairros da Zona Sul, sendo que aqui no bairro da Gávea a dupla fica a maior parte do tempo em frente ao shopping, nos dias mais movimentados do Baixo Gávea e na Feira de antiguidades. Aos domingos, entretanto, eles não se fazem presentes!!! Por onde andam as campanhas do Poder Público? Muitos devem se lembrar da “Campanha do “Sugismundo“ e também nas lixeiras, durante a gestão Maia, com o slogan “Cidade Limpa é a que menos se suja”, intimidando aqueles que pretendiam jogar o lixo nas calçadas. Placas, de fato, intimidam, podem ter certeza…

O que falta para eliminar de uma vez por todas o ato de jogar lixo nas calçadas, nas ruas, nos Rios e pela janelas dos carros? Educação, multas altas para o infrator, cidadania, amor pela nossa cidade e maior fiscalização por parte da prefeitura. Várias ruas na Gávea se encontram sem manutenção, apresentando valas que, após as chuvas, servem como criadouro para o mosquito Aedes. Visitando a comunidade “Parque da Cidade”, pude observar o acumulo de água nas lajes das residências. Não há recursos para a construção de telhados, faltando um programa de financiamento para estas áreas. A cidade não se encontra preparada para combater o Aedes. As palavras “meio ambiente” e “sustentabilidade” ainda não fazem parte do vocabulário da maioria dos cariocas.

Precisamos avançar com rapidez e eficiência!!!

René Hasenclever

Presdente da Amagávea

Associação dos Moradores e Amigos da Gávea