SOS Mangueira!

Caros Moradores e Amigos da Gávea,
[twocol_one][/twocol_one][twocol_one_last]Quem nunca reparou nesta maravilhosa e respeitosa árvore da Gávea? Até os mais distraídos e lunáticos, já pararam para observar sua magnitude e beleza.

Pois é!

Corremos o risco de não termos mais esta oportunidade num futuro próximo. Vocês sabiam que esta Mangueira corre o risco de ser derrubada, para viabilizar a construção de um prédio comercial no terreno da antiga “Moura Brasil”?

Claro que a AMAGÁVEA não deseja manter um terreno deste porte desocupado e sem função nenhuma para nosso bairro, mas também não podemos permitir que este maravilhoso exemplar da flora seja eliminado da nossa história sem explicações convincentes de que uma alternativa não possa salvá-la do corte e supressão[/twocol_one_last]Fique por dentro do histórico das ações referentes à manutenção desta Mangueira até então:

Ao tomar conhecimento da intenção do atual proprietário do terreno de viabilizar numa transação comercial, a construção de um prédio de escritórios no local, suprimindo a árvore em questão, a AMAGÁVEA entrou com um processo de solicitação de imunidade ao corte. Buscávamos tempo suficiente para estudarmos uma defesa na manutenção da árvore. Como consequência deste pedido de imunidade, o proprietário do terreno contratou os serviços profissionais da Eng.ª Florestal Camila Vital Abreu Fontes ([ilink url=”https://www.amagavea.org.br/wp-content/uploads/2013/08/parecer.pdf” style=”download”]laudo[/ilink] ) que condenou a manutenção da Mangueira, afirmando que este exemplar era considerado uma das três principais causas da extinção de espécies no planeta e atestando estar sua copa, dominada por plantas herbáceas causadoras da morte futura da própria Mangueira.

Mediante este fato, a AMAGÁVEA busca uma segunda opinião de um Engenheiro Florestal independente, para que possamos trabalhar na estratégia a ser adotada em busca da preservação da nossa querida Mangueira.

Por enquanto, as seguintes perguntas pairam no ar:

Será que esta Mangueira está causando a extinção de espécies no planeta? Pobre árvore. É uma criminosa e nem sabe!

Por que a Mangueira não pode ser contemplada no projeto de construção deste prédio de escritórios?

Por que remover uma árvore que faz parte da história do nosso bairro?

Vamos buscar alternativas juntos?
Sds,
Diretoria da AMAGÁVEA.