Discussâo Aberta sobre Trânsito no Bairro

Na reunião da AMAGÁVEA com os moradores em 14.10 foi adotada sugestão de um dos participantes de criar um espaço no site para receber reclamações, sugestões e dúvidas sobre trânsito no bairro. É o que está sendo feito agora.

Para dar início a este intercâmbio de ideias entre moradores, a Diretoria relembra que na 2ª reunião de coordenação da AMAGÁVEA com a Subprefeitura no dia 26.09, o tema de trânsito, já discutido na 1ª reunião em 25.08, foi retomado. A memória preparada pela AMAGÁVEA registrou o seguinte (os grifos referem-se à agenda proposta pela AMAGÁVEA para a reunião:

  1. Solicitação de intervenções da CET.
    i) possível uso de balizadores com pino nas Ruas Marquês de São Vicente (em frente à Rua das Acácias) e Jardim Botânico (em frente ao Restaurante Rubayat) para evitar cruzamentos ilegais, costumeiros e perigosos.
    A CET informou que no Jardevendo o Rubayat pagar pela sua implementação; quanto à Marquês de São Vicente com Acácias, testará o uso de tentos (barreiras fixas de altura baixa, mas suficiente para impedir o cruzamento);

    ii) faixa de pedestre, organização de estacionamento de motocicletas e sinalização na Rua das Acácias, esquina de Marquês de São Vicente.A CET fará inspeção do local, busdim Botânico fará um projeto com balizadores, cando atender as solicitações da Associação;

    iii) organização da chegada do fluxo proveniente da Av. Bartolomeu Mitre na Praça Santos Dumont.A AMAGÁVEA explicou o perigo da situação existente, principalmente com ônibus e vans invadindo a entrada pelo lado direito, sobre a ilha demarcada no piso. A solução pode envolver prolongamento de calçada, substituindo faixa no chão e eventual complemento com sinalização aérea e balizadores com pino no piso. A CET fará uma inspeção no local para analisar a solução proposta ou outras alternativas.

    iv) sugestão de morador
    : A CET irá avaliar a transformação de uma vaga no final da Praça Santos Dumont (como as da frente dos hospitais e clínicas) para as emergências veterinárias da clínica localizada no número 6 da Praça. A sugestão objetiva reduzir estacionamento irregular de motoristas na ciclovia. A CET ressaltou que em geral esse tipo de pedido vem da empresa interessada, mas a AMAGÁVEA aduziu que o objetivo é resolver um problema que afeta os moradores e não necessariamente atender a empresa em questão.
  2. Comentários de moradores com respeito a trânsito:
    i) confusão causada pelos táxis que ficam em frente ao Shopping da Gávea. A AMAGÁVEA aduziu que muitas vezes o Shopping da Gávea usa balizadores para orientar o fluxo em direção ao seu estacionamento, causando engarrafamento e outros problemas. O Administrador fará com a CET e GM uma análise da situação, buscando corrigi-la. 

    ii) desrespeito aos semáforos por parte das Vans e Caminhões da obra do metrô que circulam pela rua Marquês de São Vicente. A AMAGÁVEA aduziu que os caminhões do metrô criam problemas de estacionamento no bairro. O Subprefeito e o Administrador explicaram que a solução aventada para estacionamento na Lagoa nas proximidades do Jóquei, teve um retrocesso. Aguardam uma retomada das negociações. 

    iii) caos no entorno das escolas da Major Rubens Vaz. O subprefeito estranhou o retrocesso e solicitou que a CET e o Administrador façam uma avaliação do que deixou de funcionar, para a correção devida. Indicou ainda que a a Diretora da Escola Nova será convocada. A AMAGÁVEA participou anteriormente de outras reuniões no local com a CET e a GM, com bom equacionamento dos problemas, mas faltou continuidade nas ações; solicitou urgência nessa questão, que é motivo de muitas reclamações dos moradores do entorno, e colocou-se à disposição para participar das avaliações de campo.

 

Participe! Seus comentários serão levados para discussão com o Subprefeito na 3ª reunião de coordenação com a AMAGÁVEA.

Atenciosamente,
Diretoria AMAGÁVEA