48º Vídeo-concerto Música Clássica nas Estrelas

Logo Concerto copy

Sábado, 11 de Junho, às 16:00h

ÓPERA, CONCERTO E BALÉ: PUCCINI, GUARNIERI, PUGNI/BREL

O Vídeo-Concerto consiste na projeção de mídias audiovisuais especiais de alta qualidade, com comentários que contextualizam as composições de música de concerto, seus compositores e intérpretes. Este VC apresentará um programa variado, propiciando uma memorável viagem musical do romantismo operístico de Puccini, com uma versão de La Bohéme, editada especialmente pela produção, com a diva Anna Netrebko e o excepcional tenor Rolando Villazón, a um dos maiores compositores brasileiros do século 20, Mozart Camargo Guarnieri, com o seu emblemático concerto para violino e orquestra Nº 2, interpretado pelo intern acionalmente conhecido violinista Luis Filipe com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob a regência do experiente Maestro Lutero Rodrigues. O balé também estará presente a cargo de excepcionais bailarinos, com um envolvente pas de deux de Pierre Lacotte sobre música romântica de Cesare Pugni, com os russos fora de série Maria Alexandrova e Sergey Filine, e um solo virtuosístico do fenômeno Daniil Simkin sobre música de Jacques Brel e coreografia de van Cauwenbergh.

Não adquira ingresso na Bilheteria; entre diretamente no prédio e proceda à entrada do Auditório, no 2º piso (a Recepção estará à disposição para orientar os que não conhecem o Planetário), onde representante da AMAGÁVEA estará, pelo menos meia hora antes do VC, organizando a lista de entrada e distribuindo senhas para o habitual sorteio do DVD oferecido pela Produção.

Estamos às ordens para fazer uma reserva em seu nome: por favor, mande um EM parandefranco@uol.com.br (assunto: VC de 11.06 no Planetário) ou se comunique com Nelson de Franco nos fones 2274-9972 ou 99676-3040. Se V., por acaso, esquecer de fazer a reserva, não deixe de comparecer por essa razão, pois o Auditório com suas 100 cadeiras tem capacidade suficiente para acomodar confortavelmente a costumeira plateia dos VCs.

O estacionamento do Planetário é gratuito e estará disponível dentro de sua capacidade limitada. Os estacionamentos do Trade Center e do Shopping da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, são boas opções. Não obstante, a área é servida por farto transporte público.

O vídeo-concerto dura cerca de 2 ½ horas, incluindo apresentações das obras e intervalo de 10 minutos.

Eis o programa detalhado:

  1. Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), Concerto para Violino e Orquestra Nº 2, 1953, 18:35
    i) Lento. Allegro energico, 7:55; ii) Triste, 6:01; iii) Allegro giocoso, 4:39. Luiz Filipe, solista; Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Maestro Lutero Rodrigues, Teatro Municipal de São Paulo, agosto de 2008, DVD Camargo Guarnieri, 3 Concertos para Violino e a Missão.
  2. Cesare Pugni (1802-1870), La Fille du Pharaon, Versão Bolshoi 1862, Pas-de-deux com Coreografia Pierre Lacotte (1932), 5:47
    Maria Alexandrova e Sergey Filine, Ópera Estatal de Praga, 11.01.2006, DVD Divine Dancers, 2006.
  1. Jacques Brel (1929-1978), Les Bourgeois, 1962, Coreografia Ben van Cauwenbergh (1958), 3:33
    Daniil Simkin, solo, Ópera Estatal de Praga, 11.01.2006, DVD Divine Dancers, 2006.
  1. Giacomo Puccini (1858-1924), La Bohème, 1896, versão editada pela Produção do VC, 70:05.
    Anna Netrebko (Mimi), RolandoVillazón (Rodolfo), Nicole Cabell (Musetta), Boaz Daniel(Marcello), Vitaly Kovalyov (Colline), Stéphane Degout (Schaunard), Orquestra Sinfônica da Rádio da Bavária, Coro Bayerischer Rundfunk, Maestro Bertrand de Billy,  filme por Robert Donehelm, DVD Puccini, La Bohème, 2008.

Sua presença é sumamente importante para que possamos justificar este projeto e fazê-lo autossustentável. Um ótimo Concerto é o que lhes deseja a direção do Planetário do Rio de Janeiro, da AMAGÁVEA, da AMAJB, da Sociedade Bachiana Brasileira e da AAJB, através de seu Conselheiro Nelson de Franco.

Atenciosamente,

Diretoria Amagávea