Audiência Pública sobre Projeto em Antigo “Terreno do Mundial”

Prezado morador e associado,

O terreno da Rua Marquês de São Vicente nº 104 é hoje uma das grandes situações a serem resolvidas no nosso bairro. Várias especulações e histórias rondam o famoso “Terreno do Mundial”. Há mais de 30 anos a área em questão encontra-se abandonada e isso impacta negativamente a urbanização e paisagem do bairro. Hoje este terreno é motivo de preocupação dos moradores, e por consequência da Amagávea, por ser um possível criadouro de ratos e mosquitos.

Em 2014, foi aprovada a Lei 5757/2014 que cria o Parque Municipal Sustentável da Gávea. No tocante à exigência de que a indenização seja justa, decorre a necessidade de que o valor pago pelo Poder Público corresponda ao valor do bem cuja titularidade foi suprimida. Para validar a desapropriação é fundamental que haja um ressarcimento integral e pela localização e tamanho do terreno o valor é relativamente alto, acima de R$ 60 milhões. A Prefeitura até o momento não remunerou o proprietário do terreno desapropriado e pela atual situação financeira da economia acreditamos que o município não o fará tão cedo pois há muitas outras prioridades.

A Amagávea sempre esteve presente de maneira transparente e trazendo à discussão cada proposta que nos foi passada. Consciente que a atual legislação não permite na área a instalação de um comércio de grande porte, como um supermercado, a empresa proprietária apresentou para a Amagávea um projeto de empreendimento comercial para o local, desenvolvido pela empresa da Arquitetura A+. No projeto consta um grande parque na parte da frente e um empreendimento de quatro andares com salas comerciais no restante do terreno.

Agendamos uma reunião com a Secretaria de Urbanismo para saber mais detalhes do projeto e para esta reunião convidamos os síndicos vizinhos do terreno. Neste encontro a Secretaria de Urbanismo definiu a realização de uma Audiência Pública, onde o projeto será apresentado a comunidade e os moradores serão ouvidos. Assim sendo, a Amagávea convida você morador a participar da Audiência Pública.

A Amagávea acredita na força democrática de uma gestão e entende que quanto mais moradores comparecerem, melhor.

A audiência será no dia 6 de julho, quarta-feira, às 19h, no Planetário.

Esperamos todos vocês

Atenciosamente.

Rene Hasenclever e diretoria