O Projeto


Untitled-2_edited

Introdução

O programa estratégico da AMAGÁVEA tem como um de seus pontos focais intervenções que protejam o meio ambiente, em particular o patrimônio público representado pelas áreas verdes. Desta forma, concebeu este projeto, com a participação de moradores e agentes institucionais vinculados ao bairro, visando promover uma corresponsabilidade entre poder público e sociedade. O coordenador do projeto é Nelson de Franco, Diretor da Associação.

Esse projeto se inspira na iniciativa americana MillionTrees NYC.

Objetivos

  • Programar e implementar um conjunto ordenado de ações para revitalizar, recuperar e ampliar a arborização e a vegetação da Gávea, resultando em ruas mais verdes e contribuindo para uma melhor qualidade de vida no bairro. Os ambientes verdes urbanos melhoram a composição do ar, suavizam as temperaturas, minimizam os excessivos ruídos da cidade e auxiliam na preservação da biodiversidade, pois, as áreas verdes são utilizadas por diversos animais, principalmente aves e insetos, como área de alimentação e de abrigo e também funcionam como corredores naturais que favorecem a migração entre as áreas naturais localizadas no entorno do bairro.
  • Estimular o envolvimento de diversos atores que possam contribuir para a manutenção e preservação das áreas verdes, assim como na melhoria da estética vegetal.
  • Contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade e o meio ambiente
  • Contribuir para a geração de renda e emprego para a população mais necessitada.

Aplicação

Este projeto será desenhado como um piloto, que poderá ser aplicado para obtenção de resultados concretos, a curto prazo. Por essa razão, investirá na melhoria dos espaços verdes já existentes no bairro. Esta experiência inicial poderá subsidiar a ampliação do projeto para objetivos ambientais mais abrangentes, dentro de um contexto de médio prazo.

Descrição das ações a serem conduzidas

  • Realizar levantamento da vegetação existente, de áreas degradadas, e de espaços vazios, anteriormente ocupados ou com potencial de ocupação.
  • Priorizar candidatos à intervenção para novo plantio, melhoria e reversão da degradação (e.g. Parque da Cidade).
  • Obter recursos financeiros, árvores ornamentais e frutíferas, e doações de serviços junto a agentes institucionais presentes no bairro, para as intervenções planejadas.
  • Promover cursos, palestras e outras ações voltadas a sensibilizar e conscientizar a comunidade do bairro para a importância da identificação, conservação e recuperação das espécies vegetais (principalmente as originárias da Mata Atlântica).
  • Instituir o Dia da Gávea Verde e criar um programa de sua divulgação em eventos a serem realizados em Associações, Colégios, Igrejas e Clubes.
  • Estimular a criação de uma Feira Orgânica no Bairro.
  • Desenvolver outras ações correlatas que sejam identificadas como atinentes ao projeto.