METRÔ GÁVEA NO JORNAL NACIONAL!

A paralisação das obras da Linha 4 – Metrô Gávea já mereceu inúmeras matérias locais e, nesta semana (05/03/24), foi um dos destaques do Jornal Nacional, da Rede Globo. 

Agora, o Brasil todo já sabe do desperdício do dinheiro público enterrado e mergulhado nos escombros do Metrô Gávea que jazem em nosso bairro, assim como os temores dos moradores sobre os perigos anunciados. 

O Presidente da AMAGÁVEA, René Hasenclever, mais uma vez foi entrevistado para representar os moradores. confiram abaixo a matéria do Jornal Nacional:

RETROSPECTIVA 2023

Caros gaveanos, 

Selecionamos alguns flashes para celebrar e registrar nossas atividades e os apoios que recebemos em 2023 nessa retrospectiva.

Obrigada a todos que estiveram com a gente nesta jornada! 

Contamos com vocês para continuar!

Desejamos a todos um ano novo mais gentil! 💚

Diretoria

AMAGÁVEA

SIM PARA A ROTATÓRIA!

Vamos fechar o ano com uma grande vitória para a AMAGÁVEA e para os moradores da Gávea!

A Secretaria Municipal de Infraestrutura – SMI homologou, neste mês de dezembro,  o resultado da licitação para a construção da rotatória na esquina da Rua Marquês de São Vicente com a Rua Vice-Governador Rubens Berardo.

Essa rotatória é uma alternativa para eliminar o gargalo do trânsito nesse ponto. Estamos otimistas de que ela será uma grande aliada para melhorar a mobilidade no bairro.

DIRETORIA AMAGÁVEA

METRÔ GÁVEA JÁ! A RETOMADA DA LINHA 4

A retomada das obras da Linha 4 do Metrô já tem planos concretos! O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a concessionária Metrô Rio, assinaram, na última semana (23), um documento de intenções para a retomada das obras da estação de metrô da Gávea, na Zona Sul da cidade.

A negociação contou com a participação do Governo do Estado, Secretaroa de Obras, RioTrilhos, PGE-RJ, a concessionária RioBarra da Linha 4 e as construtoras Carioca E Odebrecht. O acordo ainda terá que ser aprovado pelo Ministério Público do Rio e pelo Tribunal de Contas do Estado. Após essa consolidação, a previsão de conclusão das obras é de três anos.

— Estamos mais otimistas desta vez, porque o Governo do Estado está apresentando ações concretas e objetivas para conseguir dar fim a esse imbróglio e concluir a Estação Gávea que, além de ser importante para a mobilidade da cidade, também se tornou uma questão de segurança para o bairro. —  declarou a Vice-Presidente da AMAGÁVEA Luiza Maria Barboza Carneiro.

Contamos que essa pauta seja tratada com a urgência que merece. Afinal, as obras desse trajeto que completa a linha que liga Ipanema à Barra da Tijuca, estão paradas há quase 10 anos. Além disso, o canteiro de obras abandonado é comprovadamente uma ameaça para a segurança dos moradores do bairro por inúmeras razões. Não há mais tempo a perder. É uma questão de responsabilidade.

Segundo publicado na imprensa, a concessionária MetrôRio vai assumir os custos de 600 milhões de reais para finalizar o trajeto em troca da concessão da Linha 4, que hoje pertence à RioBarra. O Secretário de Estado de Transportes, Washington Reis, destacou na ocasião que as obras podem beneficiar toda a área da Zona Sul. Na verdade, vai beneficiar a cidade. Metrô Gávea Já! 

PEGADAS DA GÁVEA: 9, 10 E 11 NOVEMBRO

A AMAGÁVEA está apoiando o evento Pegadas da Gávea na promoção da cultura, economia criativa e sustentabilidade local, que acontecerá no bairro dias 9, 10 e 11 de novembro, das 11h às 20h. A boa vizinhança e coletividade de quem vive e trabalha no bairro é a força motriz da iniciativa.

— Queremos conectar as marcas do bairro e, assim, fortalecer a economia local. — Definiu a empresária Luiza Ernica, uma das idealizadoras e organizadoras do evento.

As atividades do “Pegadas da Gávea” serão totalmente gratuitas e livre para todos os públicos. O objetivo é atrair desde famílias completas a amantes da criatividade, oferecendo um ambiente acolhedor e inspirador para todos.

O Pegadas da Gávea reúne empreendedores excepcionais, que proporcionarão aos visitantes a oportunidade de conhecer e explorar a arte e a qualidade de seus produtos e serviços. O propósito é oferecer uma experiência cultural única, que celebra a criatividade e a inovação em diversas áreas, desde vestuário até mobiliário, passando pela arte cerâmica, ciclismo, multimarcas, lingerie, investimento, moda sustentável, arte floral e gastronomia.

Comprometidas com a sustentabilidade, as organizadoras adotaram práticas ESG (ambientais, sociais e de governança corporativa) para preservar o espaço público e integrar a comunidade. O bairro agradece!

Dezenas de marcas aderiram à iniciativa, criando um verdadeiro manifesto de apoio aos talentos gaveanos. Deste modo, os visitantes do evento viverão uma jornada imersiva que inclui visitas, workshops, miniaulas, música ao vivo, arte e muito mais. Durante o evento, todos receberão um folheto/mapa com toda a programação e com todos os locais/marcas participantes.

DICA BACANA: O mapa terá a indicação das marcas participantes. Assim, a cada visita o participante receberá o carimbo do estabelecimento. Quem completar o circuito e receber todos os carimbos concorrerá a prêmios incríveis. A urna ficará na Praça Santos Dumont, próximo das ONGs.

PEGADAS DA GÁVEA, ALGUNS DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO:

• Moda: Explore as criações de designers locais comprometidos com a sustentabilidade

 • Arte e Cerâmica: Descubra o talento de artistas locais por meio de exibições de arte contemporânea e cerâmica;

• Cultura: Desfrute de apresentações artísticas, música entre outras atrações

• Gastronomia: Deguste pratos e drinks deliciosos preparados por estabelecimentos locais;

• Mobiliário e Decoração: Aprecie em primeira mão as últimas tendências

• Arte Floral e Botânica: Sinta a alegria e a fragrância da natureza

SERVIÇO:

PEGADAS DA GÁVEA

Datas: 09, 10 e 11 de novembro
Horário:  Das 11h às 20h
Locais: Rua José Roberto Macedo Soares; Rua dos Oitis; Rua das Acácias Rua Major Rubens Vaz Praça Santos Dumont e Baixo Gávea  (Gávea – Rio de Janeiro – RJ)

Classificação indicativa: Livre

Instagram: @pegadasdagavea  –  TikTok: @pegadasdagavea

FICHA TÉCNICA:

Marcas Patrocinadoras: Alpha Ecologia; Calta Namah; Joá Festas e Real Car

Marcas Participantes: BG+; Blummea; Bo Bags; Casa de Antônia; Casa dos Oitis; Cida Quintella Cerâmica; Cerâmicas da Suzana; Danielian Galeria; Entrelinhas; Ferreirinha; Galeria Movimento; Guimas; Haz; La Fontaine; Lattoog; Lu.store; Nãma Sushi ; Ponytail;  Prôa Cozinha Bar;  Rufi / Brewteco;  Sebastian Gastrobar;  Sebastian Salão; Suzana Rosenfeld e Viert Atelier

Marca hóspede: Namah Loungerie

ONGs: Mercy For Animals e Os Indefesos

Apoiadores: AMAGÁVEA ; Viva Veterinária; Galpão de Artes da Comlurb ; Instituto Eco Flora; Junta Local

Idealizadoras: Antônia Oliveira; Carolina Magalhães; Cida Quintella; Darlene Kiffer; Luiza Ernica; Natália Seabra; Roberta Leivas; Suzana Rosenfeld; Tatiana Magalhães e Vanessa La Fontaine