Concerto Especial Ao Vivo

Concerto Especial Ao Vivo

Sábado, 1º de Outubro, às 16:00h, no Planetário da Gávea

AO VIVO COM O DUO HAROLD EMERT, OBOÈ; GEREMIAS CRUZ, VIOLÂO

Este concerto será ao vivo (excepcionalmente fora do formato habitual de Vídeo-Concerto) com o duo Harold Emert-oboé e Geremias Cruz-violão. O programa constará de uma série de peças de expoentes do repertório clássico e popular: Jean Baptiste Loeilet, Johann Sebastian Bach, Gabriel Fauré, Napoleon Coste, Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Pixinguinha. 

O programa inclui o Recital de Oboé e Violão por Duo Harold Emert e Geremias Cruz.

temp

Harold Emert Nasceu em Nova York, onde iniciou seus estudos musicais aos nove anos de idade. Estudou saxofone, clarineta e piano, apaixonando-se finalmente pelo oboé.

Chegou ao Brasil como primeiro oboísta da Orquestra Sinfônica Brasileira a convite do Maestro Isaac Karabtchevsky. Radicado no Rio de Janeiro desde 1973, atualmente é músico da Orquestra Sinfônica Nacional.

Compositor, possui seis CDs solos gravados com suas obras suas, brasileiras e internacionais, além de inúmeras gravações com o OSB, uma trilha sonora  com música para a Companhia de Dança de Débora Colker e gravações com Lenine, Olivia Hime, Ed Motta e Milton Nascimento.

Como solista, já realizou tournée pela América Latina, Ásia, Oceania, Europa e EUA com a OSB. Foi integrante das Orquestras Israel Philharmonic, Saarbrucken (Alemanha), SABC (África do Sul), American Symphony e primeiro oboé da OSB (1973-1997), 0STM e OSPA (Porto Alegre).

temp2Geremias Cruz, violonista, graduado pela Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Exerceu o cargo de professor de violão na Casa de Cultura Adolph Bloch e no Centro Cultural Bernardo Monteverde de abril de 2007 até julho de 2015. É professor do Instituto Integrartes desde fevereiro de 2002 e da Escola de Música da PIBT desde março de 2009. Como violonista, apresenta-se como solista e camerista em diversos recitais, com repertório erudito e popular. Já atuou em importantes eventos como 2° e 3° Festival de Música Clássica de Teresópolis; Projeto Música no Museu (Palácio Rio Negro em Petrópolis e Museu Francisco Lippi em Teresópolis); Festival de Inverno do SESC (Petrópolis-Teresópolis-Friburgo); Música na Matriz de Teresópolis e Série Concertos de Gala da Pró Arte. É integrante do grupo Orpheus Barroco, com o violinista Giordano Marrelli e a flautista Célia Seabra e do duo violão e oboé, com o oboísta americano Harold Emert. Em 1° de maio de 2013 recebeu o troféu Trabalhador do Ano, oferecido pelo Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda da cidade de Teresópolis.

Geremias Cruz (Geremias da Silva Cruz)
Email: [email protected] yahoo.com.br

Não adquira ingresso na Bilheteria; entre diretamente no prédio e proceda à entrada do Auditório, no 2º piso (a Recepção estará à disposição para orientar os que não conhecem o Planetário), onde representante da AMAGÁVEA estará, pelo menos meia hora antes do VC, organizando a lista de entrada.

Estamos às ordens para fazer uma reserva em seu nome: por favor, mande um EM para [email protected] (assunto: Concerto de 01/10 no Planetário) ou se comunique com Nelson de Franco nos fones 2274-9972 ou 99676-3040. Se V., por acaso, esquecer de fazer a reserva, não deixe de comparecer por essa razão, pois o Auditório com suas 100 cadeiras tem capacidade suficiente para acomodar confortavelmente a costumeira plateia dos VCs.

O estacionamento do Planetário é gratuito e estará disponível dentro de sua capacidade limitada. Os estacionamentos do Trade Center e do Shopping da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, são boas opções. Não obstante, a área é servida por farto transporte público.

Eis o programa detalhado:

1) Jean Baptiste Loeilet (1688 – 1730), Sonata em Lá menor, Opus 1, N° 1
i) Adagio; ii) Allegro; iii) Adagio; iv) Giga.

2) Johann Sebastian Bach (1685-1750)
2.1 Siciliano da Sonata N° 2
2.2 Sinfonia da cantata 156

3) Gabriel Fauré (1845-1924), Pavane, opus 50

4) Napoleon Coste (1806-1883), Cavatine, opus 37
i) Allegro moderato; ii) Allegro animato

5) Heitor Villa-Lobos (1887-1909)
5.1 Prelúdio N° 1
5.2 Aria (Cantilena) das Bachianas Brasileiras N° 5
5.3 Adagio do Prelúdio N° 3

6) Ernesto Nazareth (1863-1934), Apanhei-te cavaquinho

7) Alfredo da Rocha Vianna filho – Pixinguinha (1897 – 1973)
7.1 Rosa
7.2 Naquele tempo

O concerto dura cerca de duas horas.

Atenciosamente,

Diretoria Amagávea