Carta sobre o Carnaval 2015 (RIOTUR)

Caros Gaveanos,

Conforme noticiado em nossas últimas reuniões com os moradores e amigos do bairro, a AMAGÁVEA tem dialogado com o poder público a respeito de melhorias necessárias na realização do Carnaval de 2015.

Como fruto da última conversa que tivemos com o Secretário Especial de Turismo, Sr. Antonio Pedro Figueira de Mello, no dia 11/nov/14 na RIO-TUR, apresentamos a carta oficialmente enviada para esta Secretaria e o detalhamento dos comentários feitos pelo próprio Secretário e sua equipe.

Para ter acesso à carta enviada para a Secretaria Especial de Turismo, favor clicar aqui!

Com o intuito de esclarecer sobre os itens abordados na reunião supracitada, transcrevemos abaixo as solicitações existentes na carta enviada, item por item, e apresentamos os respectivos comentários do Secretário Especial de Turismo, Sr. Antonio Pedro Figueira de Mello:

Item 1.
Solicitação da AMAGÁVEA: Embora reconhecendo a importância do Carnaval como manifestação importante da cultura carioca, o conceito básico da posição da AMAGÁVEA é que a participação organizada ou espontânea de carnavalescos não deve prejudicar os moradores do bairro no exercício de seus direitos fundamentais, tais como descanso sem sofrer barulho excessivo, liberdade de locomoção, preservação do patrimônio público e privado, manutenção de comportamento de civilidade e urbanidade com respeito ao ambiente familiar do bairro, coibindo excessos de falta de decoro, de tráfico e consumo de drogas, e uso excessivo de álcool.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: de acordo e empenhada em atender à solicitação da AMAGÁVEA.

Item 2.
Solicitação da AMAGÁVEA: Prover banheiros químicos em número e localização adequados, promovendo campanha educativa contra urinar em público e assegurando resultados através de fiscalização rigorosa e autuação dos infratores.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: a Secretaria Especial de Turismo enviará uma relação dos banheiros químicos e conteineres-banheiros, com informação detalhada sobre a quantidade e localização destes banheiros na Gávea. A Secretaria Especial de Turismo também enviará uma relação das ações educativas a serem feitas, por esta secretaria, referentes à conscientização da população quanto ao uso de locais adequados para realização de necessidades fisiológicas. A Secretaria Especial de Turismo se compromete a também promover campanhas educativas em conjunto com a AMAGÁVEA, através da instalação de faixas com dizeres educativos nos locais onde os blocos acontecem.

Item 3.
Solicitação da AMAGÁVEA: Não autorizar mais do que um desfile de blocos por dia.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: solicitação aprovada pela Secretaria Especial de Turismo.

Item 4.
Solicitação da AMAGÁVEA: Não autorizar concentração ou desfile de blocos em dias úteis de trabalho. Em particular, suspender a concentração do bloco “Me Beija Que Eu Sou Cineasta” ou qualquer outro, na Praça Santos Dumont ou em qualquer local do bairro, e eventual posterior desfile, na 4ª feira de Cinzas.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: esta solicitação será tratada em reunião entre a AMAGÁVEA, o bloco “Me Beija Que Eu Sou Cineasta” e a Secretaria Especial de Turismo. A data provável para esta reunião é 03/dez/14 em local e horário a serem definidos posteriormente e divulgados no site e facebook da AMAGÁVEA.

Item 5.
Solicitação da AMAGÁVEA: Reduzir o número de blocos que terminam seu desfile na Praça Santos Dumont. Para os poucos em que seja mantido tal percurso, assegurar que a dispersão sempre se faça antes de alcançar a Praça Santos Dumont.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: solicitação aprovada pela Secretaria Especial de Turismo. A Secretaria Especial de Turismo informou que a partir do Carnaval 2015, todo os vendedores credenciados e oficiais deverão obrigatoriamente dispersar após a passagem/término de cada bloco. A Secretaria Especial de Turismo enviará para a AMAGÁVEA, dicas de como identificar os vendedores credenciados, para que estas sejam divulgadas entre os moradores do bairro, com o objetivo de não incentivar a compra de produtos de ambulantes.

Item 6.
Solicitação da AMAGÁVEA: Instruir os blocos que desfilam ou concentram na Praça Santos Dumont, que usem o recuo em frente à entrada social do Jockey Clube Brasileiro para o estacionamento de seus veículos de som. O fluxo de carros que vem da Bartolomeu Mitre em direção ao Humaitá, deve ser desviado para a pista interna da praça, passando pela porta dos restaurantes Braseiro da Gávea e Hipódromo da Gávea, voltando à Rua Jardim Botânico no sinal que existe no final da praça, perto do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, isolariam-se as duas pistas de rolamento, coladas ao recuo do Jockey, para que as pessoas que frequentam os blocos possam ter mais espaço. As pistas de rolamento do outro lado, coladas na praça, ficariam livres para os carros. Cones e agentes da CET Rio devem ser providenciados para fazer uma barreira impedindo os foliões de atrapalharem o trânsito da Rua Jardim Botânico em direção ao Leblon, que ficaria inalterado.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: a Secretaria Especial de Turismo conversará com a CET-RIO para verificar a viabilidade desta solicitação.

Item 7.
Solicitação da AMAGÁVEA: Considerar a entrada da PUC (terminal de ônibus, próximo ao Planetário) como possível local de concentração dos blocos. Focar na transferência do local de desfile do bloco Escangalha para este local, ao invés de desfilar em volta do Baixo Gávea, gerando inúmeros transtornos para os moradores do bairro.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: a Secretaria Especial de Turismo acredita que o local proposto não comporta a dimensão do bloco “Escangalha!” pelo espaço físico disponível e pela operação/funcionamento do Terminal de ônibus. Propor que o bloco “Escangalha!” utilize o espaço físico existente na frente das entradas sociais do Jockey Club Brasileiro na praça Santos Dumont. Esta proposta será debatida na reunião entre a AMAGÁVEA, o bloco “Escangalha!” e a Secretaria Especial de Turismo. A data provável para esta reunião é 03/dez/14 em local e horário a serem definidos posteriormente e divulgados no site e facebook da AMAGÁVEA.

Item 8.
Solicitação da AMAGÁVEA: Planejar circuito de locomoção desimpedido para Corpo de Bombeiros, ambulâncias de serviços de saúde e Polícia Militar e Civil, durante concentração e desfile dos blocos.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: solicitação aprovada pela Secretaria Especial de Turismo e já praticada através de reuniões prévias de planejamento entre esta secretaria e as autoridades mencionadas no item 8.

Item 9.
Solicitação da AMAGÁVEA: Assignar controladores para orientar fluxo de carros e impedir que carros venham no contra-fluxo, principalmente antes que a via ou parte dela seja liberada após a passagem do bloco.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: solicitação aprovada pela Secretaria Especial de Turismo e já praticada através de reuniões prévias de planejamento entre esta secretaria e a CET-RIO. A Secretaria Especial de Turismo enviará a relação dos controladores de trânsito a serem utilizados no bairro, com detalhamento sobre quantidade e locais de permanência.

Item 10.
Solicitação da AMAGÁVEA: Designar um executivo para operação do Carnaval na Gávea e entorno, com o qual a Associação possa diligentemente solicitar correção da inobservância dos parâmetros com ela pactuados ou propor melhorias supervenientes ao planejamento acordado.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: solicitação aprovada pela Secretaria Especial de Turismo. Esta pessoa (Sr. Alex Martins) estava presente na reunião e já forneceu seu telefone de contato para a AMAGÁVEA.

Item 11.
Solicitação da AMAGÁVEA: Informar à Associação, o programa do desfile dos blocos de Carnaval 2015 com 30 dias de antecedência, para que a devida divulgação seja feita para os moradores e amigos do bairro, com o objetivo de permitir que estes se programem melhor no intutito de participar ou não dos desfiles.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: solicitação aprovada pela Secretaria Especial de Turismo. Uma relação prévia já foi fornecida. Clique aqui para ter acesso. No final de dezembro de 2014, a relação definitiva será fornecida pela Secretaria Especial de Turismo para a AMAGÁVEA, que publicará no seu site e facebook.

Item 12.
Solicitação da AMAGÁVEA: Realizar reuniões periódicas com a Associação para permitir o monitoramento das ações previstas ou desvios importantes no planejamento acordado, com a possibilidade de convidar representantes dos blocos, sempre que conveniente.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: solicitação aprovada pela Secretaria Especial de Turismo.

Item 13.
Solicitação da AMAGÁVEA: Incentivar iniciativas de coleta seletiva dos resíduos gerados pelos participantes do blocos, transferindo a responsabilidade pela gestão completa destes resíduos para os patrocinadores (iniciativa privada) do Carnaval 2015.

Comentário da Secretaria Especial de Turismo: a Secretaria Especial de Turismo conversará com a COMLURB para viabilizar a interface com projeto semelhante e já existente por parte da própria COMLURB, com o objetivo de aproveitar todos os resíduos recicláveis gerados nos blocos da Gávea.

Faremos o monitoramento dos itens informados acima e manteremos todos vocês informados.

Esperamos que o Carnaval 2015 seja muito mais tranquilo e que a qualidade de vida no bairro seja preservada!!!

Sds,

Diretoria AMAGÁVEA.