56º Concerto Música Clássica nas Estrelas

Logo Concerto copy

Quinta-feira, 08 de Dezembro, às 19:30h

AO VIVO COM OS SOPRANOS MARILIA ZANGRANDI E MARINA CYRINO
VITOR PHILOMENO, PIANO – GRÁTIS
CANÇÕES E ÁRIAS DE OPERAS BASEADAS NA OBRA DE WILLIAM SHAKESPEARE EM COMEMORAÇÃO AOS 400 ANOS DE SUA MORTE

flyer-concerto-08-12-copyEste concerto, com entrada gratuita, será ao vivo (excepcionalmente fora do formato habitual de Vídeo- Concerto e de seu horário tradicional) com os sopranos Marina Cyrino e Marília Zangrandi, acompanhados por Vitor Philomeno ao piano, apresentando árias das óperas Otello de Giuseppe Verdi, I Capuleti e i Montecchi de Vincenzo Bellini e Romeo et Juliette de Charles Gounod, além de canções de Poulenc, Berlioz, Haydn e Korngold, igualmente baseadas em Sonetos e textos de Shakespeare como O Mercador de Veneza e Hamlet.

Embora a entrada seja grátis, retire seu ingresso na Bilheteria (para permitir controle da frequência), entre diretamente no prédio e proceda à entrada do Auditório, no 2º piso (a Recepção estará à disposição para orientar os que não conhecem o Planetário), onde representante da AMAGÁVEA estará, pelo menos meia hora antes do Concerto, organizando a entrada.
Estamos às ordens para fazer uma reserva em seu nome: por favor, mande um EM para ndefranco@uol.com.br (assunto: Concerto de 8.12 no Planetário) ou se comunique com Nelson de Franco nos fones 2274-9972 ou 99676-3040. Se V., por acaso, esquecer de fazer a reserva, não deixe de comparecer por essa razão, pois o Auditório com suas 110 cadeiras tem capacidade suficiente para acomodar confortavelmente a plateia esperada para esse concerto.

O estacionamento do Planetário é gratuito e estará disponível dentro de sua capacidade limitada. Os estacionamentos do Trade Center e do Shopping da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, são boas opções. Não obstante, a área é servida por farto transporte público.

O concerto dura cerca de duas horas, incluindo a contextualização das obras pelas cantoras.

Eis o programa detalhado:

Duração Musical: 52”

Com base em Romeu e Julieta:

1. Vincenzo Bellini (1801-1835), I Capuleti e i Montecchi, 1830

Eccomi in lieta vesta, 11”.

2 e 3. Charles Gounod (1818-1893), Romeo et Juliette, 1867

2. Je veux vivre, 4”

3. Amour, renime mon courage, 6”

Com base em O Mercador de Veneza:

4. Francis Poulenc (1899-1963), Fancy, 1959, 2”

Com base em Hamlet:

5. Hector Berlioz (1803-1869), Tristia, Op. 18, 1849
La mort d’Ophélie, 9”

Com base em Sonetos:

6. Franz Joseph Haydn (1732-1809), She never told her love, Hob. XXVIa Nº 34, 1795, 3”

7. Erich Wolfgang Korngold (1897-1957), 5 Lieder, Op. 38, Nº 5: My mistress’ eyes, 3”

Com base em Otello:

8. Giuseppe Verdi (1813-1901), Otello (1886)

Mia madre aveva una povera ancella, 14”

 

Sobre os artistas:

Marília Zangrandi: Soprano lírico carioca, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, aluna de Luciana Melamed, sob orientação vocal de Vitor Philomeno. Ganhou o prêmio de Melhor Intérprete de Canção de Carlos Gomes em 2016. Em dezembro de 2014, sob a direção de Graciela Araya, participou da estreia nacional da ópera L’incoronazione di Poppea de Monteverdi, no Rio de Janeiro, como Poppea, e cantando novamente em 2015 em Surrey, na Inglaterra, sendo elogiada pela crítica.

Integrou a Lotte Lehmann Akademie 2013, em Perleberg, onde trabalhou, entre outros, com Karan Armstrong, Thomas Moser, Janet Williams e Klaus Sallmann. Já teve aulas com Eliane Coelho, Nelson Portella, Valentina Valentini, em Roma, Leila Guimarães, Adelaida Negri, Lício Bruno e Victor Olivares. Participou de master classes, no Brasil e no exterior, com Rockwell Blake, Mirella Freni, Graciela Araya, Antonio Juvarra, Karen Saillant, Fabio Centanni, Mitzuko Shirai, Jeffrey Gall, Maria Venutti, e também de opera studios oferecidos pela Academia de Santa Cecilia em Roma.

Marina Cyrino: Soprano lírico, estudou canto e interpretação com grandes nomes no Brasil e nos Estados Unidos, com destaque para professores das famosas escolas de Juilliard, Northwestern e HB Studio. Nos últimos anos, vem se destacando no cenário musical carioca, sendo solista em óperas como Os Prazeres de Versalhes de Charpentier, O Morcego (Die Fledermaus) de Johann Strauss II e L’Incoronazzione di Poppea de Monteverdi, e em produções de música de câmara, como o concerto Calvariae, com peças de Vivaldi e Pergolesi, e o espetáculo Mélodies, que apresentou canções francesas em teatros do Rio e Niterói. Em São Paulo, foi solista na execução do Magnificat de Vivaldi, com a Orques tra Jovem Municipal de Guarulhos, sob a regência de Emiliano Patarra. Seu projeto Ópera com cara de cinema busca, com clipes de árias de óperas, mostrar que a ópera é jovem e para todos.

Vitor Philomeno é um dos principais preparadores vocais e artistic managers do Brasil. Solidificou seu nome com enfoque técnico e estilístico em papéis operísticos dos mais variados períodos musicais, trabalhando com profissionais do calibre de Cristina Gallardo-Domâs, Graciela Araya, Martin Muehle, Claudia Riccitelli, Mere Oliveira, Mirna Rubim, Tati Helene, Atalla Ayan, Marcelo Ferreira, Marcello Vanucci, Rinaldo Leone, Chiara Santoro, Aníbal Xavier, entre muitos outros. Como pianista correpetidor, colaborou em banca para as audições do Theatro São Pedro em 2010 e 2011, em master classes e ensaios para Graciela Araya, Nancy Fabiola Herrera, Giacomo Aragall, Teresa Berganza, Maria Pia Piscitelli, The King’s Singers, Nicolau de Figueiredo, Luisa Gia nnini, Marília Vargas e outros artistas de igual renome nacional e internacional.

Hoje se mantém no eixo Rio – São Paulo, trabalhando intensamente com artistas importantes de ambas as cidades, além de ser convidado para festivais de ópera nacionais e internacionais. Seu trabalho lhe rendeu inúmeros destaques, como a preparação vocal do elenco da estreia brasileira da ópera Il barbiere di Siviglia, de Giovanni Paisiello, direção de Enzo Dara e regência de Sergio Monterisi no Theatro São Pedro, em São Paulo em setembro de 2012; e o concerto com Graciela Araya na sua primeira interpretação do Kindertotenlieder de Gustav Mahler, também no Theatro São Pedro.

Em 2014 inaugurou o Opera Atelier Artists, empresa de gerenciamento artístico referência no mercado nacional e inserção de novos talentos para produções eruditas, tendo colaborado proximamente com diretores de orquestra e régisseurs do país inteiro, oferecendo soluções de casting e material artístico/didático para produções.

Nota: O próximo concerto será no dia 15 de dezembro, às 19:00 na Grande Cúpula com coro, solistas e orquestra da Companhia Bachiana Brasileira, com composições de Bach e Rutter. Os convites serão enviados oportunamente.

Atenciosamente,

Diretoria Amagávea